Vídeo extremo: remoção de cera de ouvido, acúmulo e suas consequências

Vídeo de remoção de cera de ouvido: assista e entenda como esse acúmulo pode acontecer e suas consequências para sua saúde.

Cera de ouvido ou cerume, é uma secreção natural encontrado no interior do ouvido e na orelha. Ela tem a função de proteger o ouvido para preservar a audição, evitando a entrada de a sujeira e também bactérias, prevenindo e evitando infecções.

Vídeo de remoção de cera de ouvido – parte 01

Vídeo de remoção de cera de ouvido
Vídeo de remoção de cera de ouvido: como esse acúmulo pode acorrer e suas consequências para sua saúde

A cera de ouvido é composta por epitélio (células da pele) e uma secreção oleosa de glândulas sebáceas presentes no canal do ouvido.
Estas secreções tem também a função de lubrificar o canal auditivo, evitando o seu ressecamento.
Além disso, a composição do cerume pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com sua dieta, idade e até mesmo o ambiente em que a pessoa vive.
A cera de ouvido, normalmente não é causa natural de problemas no ouvido, exceto se por algum distúrbio ou causa externa, o ouvido venha a produzi-la em excesso.

Também pode ocorrer, pelo envelhecimento do indivíduo, um endurecimento, ou ressecamento, o que poderá sim, causar problemas, advindos da retenção em excesso da mesma no canal.

Neste caso específicos será necessário o procedimento de remoção da cera “velha” e desobstrução do canal, se for o caso.

Mas se a cera não está causando nenhum problema, é melhor não remove-la,deixar que o ouvido se limpe sozinho, ms recomenda-se sempre a visita ao médico otorrino pra exames preventivos.

Por isso, tentar remover a cera com uso de objetos, sejam cotonetes ou outros, nunca é recomendado, o ouvido interno é um órgão muito sensível e acidentes podem ocorrer nestes casos.

Remoção de cera de ouvido, consequências do acúmulo

A remoção da cera, só é recomendada, para a cera que está do lado externo do ouvido, esta você poderá limpar, com uso de cotonete, evitando sempre empurrar a cera para dentro.

Os casos de acúmulo de cera no ouvido, ocorrem particularmente quando a mesma está ressecada, ou se o indivíduo tem no interior o crescimento excessivo dos pelos, o que pode reter em excesso, culminando até um perda parcial da audição, por entupimento.

Qualquer incômodo sentido no interior do ouvido, ou a perda parcial da audição, requer a consulta de um médico otorrinolaringologista, métodos caseiros para remoção de cera de ouvido podem ser perigosos.
Visite sempre seu médico, um exame preliminar também pode ser feito em postos de atendimento com um clínico geral, que poderá fazer uma avaliação e encaminhar a pessoa para um centro de especialidades se for necessário.

Veja no site mais vídeos de casos extremos de remoção de acúmulo de cera no ouvido

 

Você pode gostar também