Concurso público do Exército abre vagas para o Instituto Militar de Engenharia

Abertas vagas para o Instituto Militar de Engenharia através do Concurso público do Exército para participação do Curso de Formação e Graduação.

O IME (Instituto Militar de Engenharia) divulgou edital para abertura de Concurso público do Exército visando a admissão de jovens entre dezesseis e vinte e dois anos de idade.

O certame é direcionado para o Curso de Formação e Graduação, que visa formar futuros engenheiros nos diversos cursos superiores na área que a Instituição oferece.

O IME abre inscrições para o concurso público todo ano, sempre entre os meses de junho e agosto, com provas escritas e demais testes a serem realizados a partir de outubro.  

Ainda segundo o edital, o Curso de Formação e Graduação tem duração de cinco anos letivos e é destinado a brasileiros que tenham terminado o ensino médio.

Além de concluir o curso superior em uma das áreas da engenharia, o formando do quadro da ativa do Exército também assume o posto de oficial, sendo promovido a 1° tenente já no quinto ano de estudos.

Edital do Concurso Público do Exército e formação

A banca organizadora deixa bem claro no edital que existem dois tipos de formação:

Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares, destinada aos candidatos que desejam seguir carreira militar .

Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares, para os candidatos que não desejam seguir carreira militar.

Além disso, o Instituto Militar de Engenharia oferece formação nas áreas de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartografia e Computação.

Vale ressaltar que o candidato escolhe sua área de formação apenas após o ciclo básico, que compreende o primeiro ano de estudos.

Além de cursar o ensino superior, os candidatos que optarem pelo quadro da ativa também recebem diversos auxílios, como alimentação, plano odontológicos, alojamento e uma ajuda de custo mensal.

Para candidatos carentes de baixa renda, o concurso público disponibiliza a opção de isenção de taxa.

Veja também outros concurso clicando aqui

O candidato interessado neste recurso deve ficar atento, veja o edital e verifique os prazos para o envio de documentos para participação deste Concurso público do Exército para Curso de Formação e Graduação.

Você pode gostar também