Ministro chinês fez recomendações para o Brasil acabar com a corrupção. Será?

Entre as recomendações do governo chinês para o Brasil, estaria por exemplo, a da pena de morte para os corruptos, será que procede? confira a verdade.

Será que o primeiro-ministro da China Wen Jiabao fez recomendações para o Brasil, a noticia tem sido compartilhada em vários sites e blogs como se fosse verídica, mas já investigamos e  como, e ad dez recomendações do ministro chinês ao Brasil são falsas, não passa de mais um boato.

Ministro chinês fez recomendações para o Brasil? boato, entre elas, a da pena de morte para os corruptos

Apropriada a época que vive o país, em especial aos envolvidos na operação Lava Jato.

São em momentos como o que o pais esta passando que aflora a criatividade daqueles que querem buscar trafego para seus sites a qualquer custo,  como prova do uso deste artifício, das ‘fakenews,’  é o texto “das dicas do primeiro-ministro da China ao Brasil”, que vem circulando na internet desde o julgamento do escândalo do mensalão.

O texto também ganhou força, durante a época do protestos em 2013 e  em 2017,  com forte compartilhamento no WhatsApp e nas redes sociais.

O texto, atribuído a Wen Jiabao seria de 10 recomendações ao governo brasileiro e a outros países emergentes.

Entre as 0 recomendações do ministro chinês para o governo brasiliero, estria a pena morte para crimes hediondos, pena de morte para políticos corruptos, redução do salários dos políticos em 80% , além da tão debatida redução da maioridade penal

Leia o texto da recomendações do ministro da China Wen Jiabao ao Brasil. que circula online (reprodução do Facebook):

trecho do texto que circula online (reprodução do Facebook)
trecho do texto que circula online (reprodução do Facebook)

Para ver que a noticia é falsa, basta atentar para três primeiros detalhes que mostram que a notícia é falsa.

O detalhe , é que muita  gente acredita que Wen Jiabao ainda é o primeiro-ministro da China, mas, ele não está mais no cargo, deixou a cadeira faz tempo, em 2013,hoje ocupada por Li Keqiang.

Além disso, a o boato, que tem características clássicas de boatos da internet, já foi desmentido em outras oportunidades, na sua primeira versão tinha o nome de  Joelmir Betting,  jornalista falecido em 2012, que antes do seu falecimento desmentiu também a balela, o site Boatos.org desmentiu também em 2013.

 

Você pode gostar também