Porque seu carro esta dando choque? Faz mal a saúde? Entenda!

Porque meu carro esta dando choque quando saio e toco na porta? O choque faz mal a saúde? De onde vem a descarga elétrica que incomoda tanto? Entenda.

Quem nunca se irritou com aquele choque desagradável ao sair do seu carro, ao fechar ou abrir a porta, e se perguntou – porque meu carro esta dando choque? As vezes, só o fato de aproximar as chaves da fechadura do veículo, ele já nos surpreende.

Alguns são tão fortes, que chegam a dar um “tranco”, de deixar a pessoa até meio tonta, e não é para menos, esse choque pode atingir  até 3 mil Volts.

Porque meu carro esta dando choque? é algum problema na parte elétrica? o choque no carro pode fazer mal a saúde?

E, engana-se quem possa pensar que o problema tenha a ver com a parte elétrica do veículo, não é dai que vem a descarga.

O fenômeno do choque na porta do carro, e causado pela eletricidade estática, comum especialmente, nesta época do ano em que o ar esta muito seco, mas não oferece nenhum risco a sua saúde.

E conforme explica o físico Mauro Andreassa, ao ‘Estadão’

uma das causas é o atrito do corpo dos passageiros com o estofamento”.

O membro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), explica em detalhes:

“Quando a roupa do motorista entra em atrito com o banco, esse movimento provoca a perda ou o ganho de elétrons (partículas de energia de carga negativa), o que nós chamamos de eletricidade estática”, explica o físico. “Se ele sai do carro e encosta em uma superfície neutra, opera-se um fluxo de cargas elétricas e o choque é sentido.”

Porém o choque, segundo o físico,  não traz mal à saúde

É que a ‘tensão da descarga é alta e a corrente é baixa, não gerando perigo, apenas o desconforto.

É comum se acreditar que a incidência maior de choques acontece no inverno, devido ao tempo frio,o que não é verdade. O fenômeno está relacionado à baixa umidade do ar, coincidentemente no inverno. Explicando por que os choques se tornaram mais frequentes época do frio e da seca, quando cai muito a umidade do ar

“Nessas condições, os elétrons ficam mais concentrados, o que permite que sejam descarregados de forma súbita”, diz o físico.

Por essa razão, também o uso de ar-condicionado aumenta a possibilidade do choque, devido ao ar do interior do veículo ficar ainda mais seco.

Porque meu carro está dando choque e o do meu vizinho não?

Nem todos estão suscetíveis às descargas de eletricidade estática da mesma forma.

A composição do corpo e  em especial o teor de água no organismo, pode influencia a ocorrência do fenômeno.

E influencia muito, também, o tipo de roupa, a composição da fibra usada, que gera mais energia pelo atrito, e, o calçado que cada um usa, alguns são muito isolantes e retém a eletricidade estática no corpo.

“Materiais sintéticos nas roupas e sapatos isolantes, com sola de borracha, podem potencializar o fenômeno. Por outro lado, os tecidos naturais não acumulam cargas eletrostáticas”, relata o físico.

 

Você pode gostar também